domingo, 26 de agosto de 2007

l'amore...


Cem Sonetos de Amor (1959)

"Não te amo como se fosse rosa de sal, topázio ou flecha de cravos que propagam fogo;
Te amo como se amam certas coisas obscuras, secretamente, entre a sombra e a alma.
Te amo como a planta que não floresce e leva dentro de si, oculta, a luz daquelas flores.
E graças a teu amor, vive oculto em meu corpo o apertado aroma que ascende da terra.
Te amo sem saber como, nem quando, nem onde.
Te amo diretamente sem problemas nem orgulho;
Assim te amo porque não sei amar de outra maneira, senão assim, deste modo, em que não sou nem és..."

Pablo Neruda

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

"As rosas não falam


simplesmente as rosas exalam o perfume que roubam de ti!" Cartola



A Rosa é a flor que eu mais amo, tanto que no meu casamento, o dia mais feliz da minha vida, tinha rosa pra todos os lados! Tem toda uma poesia, uma beleza, é delicada e tem um perfume.

Uma dica bem legal para os amantes, como eu, desta flor é o Roseto Comunale de Roma! O jardim foi criado em 1931 em Colle Oppio, um bairro do lado do Colosseu, por uma Condessa que em uma da suas viagens a Paris ficou apaixonada por este tipo de flor e resolveu fazer um jardim só de rosas por aqui mas com a 2° Guerra Mundial o lugar foi totalmente destruído. No ano de 1950, o governo junto com a comunidade hebraica reconstruíram o jardim mas desta fez em frente ao Circo Massimo. São 10.000m2 com 1.100 espécies de rosas, um espetáculo! AH! A entrada é gratuita.

Pena que as rosas não florescem o ano inteiro por aqui e o jardim só é aberto no verão! Daqui a pouquinho acaba a onda de calor e o Roseto fecha!







quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Viagem em família...

Meus sogros organizaram uma viagem em família porque depois de 3 anos morando na Itália eu ainda não conheço algumas cidades importantes daqui, e pro meu sogro Enio isto é uma absurdo! Ele é daqueles que tem todos os livros de todas as cidades italianas, sua casa é uma biblioteca, sem exageros, tem livros em todos os cômodos e um quarto com estantes com milhões de enciclopédias, romances, revistinhas enquadrinho, livros de artes, de histórias e por ai vai. O maior prazer dele é o de organizar todo o roteiro e os horários, o que sempre gera muitas polêmicas no percurso, que devemos ficar em cada lugar. Nosso destino final era Firenze mas até chegar la deveríamos passar por alguns castelos medievais e igrejas, já que é ali que estão muitas obras de artes.

Nossa primeira parada foi em Spoleto, Umbria, que tem todo o charme dos tempos medievais romanos e o ponto forte é a igreja que foi construída no século XII, o lugar é lindo! Logo depois, Norcia, a cidade dos salames feitos com um tipo de porco selvagem que se chama cinghiale, pra falar a verdade ver um monte destes animais empalhados pela cidade não me agradou muito nem consegui experimentar o tal do salame.

A fome foi batendo e ai entra outro personagem da familia: Gianna, minha sogra, ela tinha preparado todo o arsenal para o piquenique que fizemos nas montanhas de Forca Canapine, que fica a 1.300 metros de altitude, o forte do lugar é o esqui no inverno mas no verão é perfeito para piqueniques, tinham outras famílias fazendo a mesma coisa!

Barriga cheia e rumo a Assisi, lugar preferido dos católicos, minha mãe iria amar. A Basílica de Assisi é deslumbrante, o túmulo de São Francesco di Assisi esta ali e por dia passam milhões de fiéis, freiras, padres de todo o mundo para rezar e a cidade é um charme, parece um filme, toda feita de pedras! Ufa, este foi o primeiro dia, tudo como nosso querido Enio tinha planejado, incluindo as paradas pros cafézinhos e sorvestes no meio do caminho, que já fazia parte do roteiro dele, e eu não quis mencionar!

No dia seguinte, depois de muitos protestos meus e do meu marido, fizemos só uma paradinha antes de chegar ao centro de Firenze que foi em Castiglione del Lago, onde ficam as ruínas de outro castelo medieval. E finalmente conheci Firenze, região da Toscana, é uma das cidades mais lindas da Itália! A Catedral Duomi é maravilhosa, realmente o queixo cai! O que eu mais gostei de ver foi a estátua de David, feita por Michelangelo, que eu via sempre nos livros mais não tinha noção de quanto fosse grande, linda, linda, linda!

Pra terminar o passeio com chave de ouro fomos em Fiesola, uma cidadezinha que fica no alto de uma montanha e de lá de cima se vê toda Firenze, um espetáculo!

Enfim, foi cansativo, foram dois dias inteiros de carro pra cima e pra baixo, mais valeu a pena!

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Gatta Gaia

Depois de escrever sobre Ferragosto, relaxei olhando as fotos de hoje e fiz tantas fotos da Gaia no jardim que nao resisti e tenho que colocar aqui. Afinal, o blog tem o seu nome né?
Minha gatinha é linda demais! Bella di Mamma!



Ferragosto


Agosto aqui em Roma é o mês de férias total! Todos viajam e a cidade fica praticamente vazia. Tem gente que prefere ficar em Roma, justo neste mês, porque dizem que a cidade fica tranqüila com poucos carros e, conseqüentemente, tem menos caos nas ruas.

Quando cheguei aqui, e não sabia desta historia, pensava que tinha alguma coisa errada com o bairro que estava hospedada na época, um falimento total dos locais públicos por exemplo. Ficava arrasada porque muitos bares, lojas, restaurantes e supermercados eram fechados e eu queria ver gente, entrar imediatamente no cotidiano romano mas acabei vendo os turistas mesmo, que são as pessoas que estão em Roma neste período.

Hoje, três anos depois, estou bem inserida no contexto romano e como eles não vejo a hora de chegar este mês e podermos sumir um pouquinho do circuito também!

Enfim, tudo isto pra dizer que hoje, 15 de agosto, é o grande feriado do mês! Se chama Ferragosto e é uma festa popular, muito antiga, que acontece para festejar o fim dos principais trabalhos agrícolas. Praticamente todos vão à praia, já que todo 15 faz um sol danado. Como não queríamos pegar um engarrafamento na estrada e transformar um dia prazeroso em um pesadelo, tivemos a idéia de reunir alguns amigos, que ainda não viajaram ou que já voltaram, para comemorar o feriado aqui em casa mesmo.

Foi um dia muito gostoso, sol, piscina, carne na brasa e uma bela macarronada, nunca vi povo pra comer tanto como os italianos! Comemos, jogamos conversa fora e o dia passou que nem sentimos!

Ufa, neste exato momento, depois de um dia deste, quero é descansar de pernas pro ar...

Um Feliz Ferragosto pra todos vocês.

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Frase

"Só existe dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver."
Dalai Lama

domingo, 12 de agosto de 2007

Dia dos Pais


Hoje o blog é exclusivamente pro meu pai, Seu Claudio!

É difícil falar sobre você. Talvez por sermos tão parecidos e ao mesmo tempo tão diferentes. Você foi o anjo que veio pra mim. Com você aprendi muitas coisas que passarei aos meus filhos! Meu grande amigo, meu amigo do coração.


Papy querido, quero que você seja feliz. Quero que os seus caminhos sejam iluminados por Deus e que tenha orgulho de mim.

Papy, ai que saudade! Feliz Dia dos Pais! Te amo muito!
Um grande beijo no seu coração, meu e da Gaia.

sábado, 11 de agosto de 2007

Histórias e lendas sobre gatos


O meu amor pelos gatos nasceu depois que ganhei a gata Gaia. Na verdade sempre fui muito alérgica ao pelo de gatos e desde que vim morar em Roma minha alergia sumiu, estranho né? Por curiosidade comecei a procurar histórias e lendas relacionadas a gatos e encontrei algumas interessantes, como estas:

Uma antiga lenda diz que o Gato foi criado em plena Arca, quando Noé, desesperado pela quantidade de Ratos que se proliferavam e devoravam todas as provisões, implorou que Deus o ajudasse. O Gato então, para a salvação de todas as espécies, teria sido criado do sopro de um Leão.

O grande encontro dos Gatos com o homem começa há cerca de cinco mil anos, no antigo Egito, nos tempos dos faraós, onde estes felinos eram adorados como divindades. A deusa egípcia Bastet, símbolo do amor materno, da ternura e da fecundidade, era retratada com corpo de mulher e cabeça de Gato. Acreditava-se que a bela deusa tinha o poder de fertilizar a terra e os homens, curar doenças e conduzir as almas dos mortos. Bastet também estava associada ao poder do Sol, e defendia Rá dos ataques de Apep, a Serpente contra quem o deus supremo lutava todas as noites, quando passava pelo reino da escuridão.

Os Gatos foram os animais mais adorados no antigo Egito. Uma célebre pintura da época retrata a mãe do faraó Akhnaton alimentando um Gato num banquete. Eram considerados os guardiões da noite, dos mortos, e dos mistérios da vida e da morte. Estes guardiões do outro mundo, quando morriam, eram mumificados e seus donos raspavam as sobrancelhas em sinal de luto.

Quem matava ou simplesmente feria um Gato era condenado à morte. Se uma casa pegava fogo, os Gatos eram os primeiros a serem salvos. Na época de Ptolomeu, um membro da Embaixada de Roma matou por acidente um Gato, e só foi salvo da morte por intervenção do faraó.

Fonte: O Gato na História

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Amigos

“Amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito mesmo que o tempo e a distancia, digam não, mesmo esquecendo a canção...” Milton Nascimento

Quando temos amigos de verdade não há distancia que possa atrapalhar! Meus amigos Claudinha e Fábio vieram me visitar, que felicidade! Além de passarmos um dia inteirinho colocando as novidades em dia, até acabar a saliva, aproveitamos para fugir do convencional passeio no centro de Roma, sem querer desmerecer a maravilhosa arquitetura Romana que temos aqui, por favor! Roma é lindaaaaaa!

Enfim, com a temperatura elevada, quase 40 graus, fomos nos refrescar nas águas transparentes e geladas da Torrente di Farfa, que fica entre Roma e Riete, são cerca de 700 hectares de verde para fazer a pé ou de bicicleta, no caminho tem tipo umas ilhas de areia ou de pedrinhas onde as pessoas param para pegar um sol e descansar do cotidiano extressante de Roma. A paisagem é linda, com plantas aquáticas, peixinhos e um verde infinito.

Num lugar como esse recarregamos toda a bateria para a semana inteira. Vale a pena aproveitar, principalmente, com os verdadeiros amigos.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Karol

Esta semana estou resolvendo os últimos acertos da minha documentação. Fui na Questura di Roma, na Comune, Officio di Entrata, todos os lugares que tenho que passar para finalmente estar tudo perfeitamente ok! Por isto o blog anda meio parado e na próxima semana voltarei com força total!

Mas a not
ícia importante desta semana aconteceu, ontem, aqui em casa! A minha gravidíssima irmã Karol , que é a grávida mais linda do mundo, veio passar o dia comigo e a Luna mexeu pra mim, que emoção! Daqui a pouquinho a Luna estará nos nossos braços. Irei assistir o parto, ai, ai! Karol disse que tenho que estar tranqüila pra ajuda-la na hora da menina sair, não posso prometer calma nesta hora mas tentarei. E Dario achava melhor eu não ir porque depois ficarei sem coragem de fazer os nossos! Que nada, vai ser o acontecimento do ano e eu não perderei por nada no mundo!

Agora, vocês imaginam eu e Andrea juntos ajudando Karol na sala parto?