domingo, 15 de julho de 2007

A minha mais recente aventura: Utrecht, Holanda


Chegou o verão, aqui na Europa, e com o sol forte aquecendo os ânimos mais o esperado período de ferias o resultado é malas prontas para uma viagem bem legal. A minha foi em Utrecht que é a menor província dos Países Baixos e fica bem no centro da Holanda.

O centro histórico da cidade preserva uma atmosfera antiga com restaurantes e lojas que beiram os canais que cortam toda a cidade. Os edifícios são acolhedores e cheios de charme, com flores e velas nas janelas que são verdadeiras atrações para os turistas curiosos, como eu, as janelas dos apartamentos são como vitrines e eu não resisti a dar uma olhadinha pra ver o que rola dentro!

O povo holandês é muito simpático e para nossa sorte está sempre pronto à ajudar e dar informações, já que se perder pelas ruas da cidade é a coisa mais normal, acontece sempre, eu não sabia nunca pra onde deveria andar. O problema é que os nomes não ajudam muito, tudo em holandês incompreensível pra mim, e os quarteirões começam e terminam e mudam de nome de um modo inacreditável, nem eles mesmos conseguem informar exatamente onde fica a rua, o importante é ter sempre uma informação adicional como uma loja, hotel ou restaurantes.


Outra coisa lindíssima é o meio de transporte mais usado, a Holanda é "o país das bicicletas" . Idosos, crianças, grávidas e jovens todos usam a bike e elas podem ser alugadas sem problemas e é, praticamente, o meio de transporte nacional. A característica geográfica da Holanda foi a responsável pela popularização da bicicleta: pequenas distâncias entre as cidades e um país totalmente plano são cerca de 17.000km de ciclovias disponíveis em todo o país.

Enfim, um lugar lindo com pessoas educadas e simpáticas... o que se pode querer mais da vida? Morar la, quem sabe daqui a um ano eu consiga convencer meu marido a viver em Utrecht? Seria um sonho, ai, ai...


Fotos: Dario Pulcini


Um comentário:

Luciana Mendonça disse...

Ei, carambolas!! Pare já com essas fotos maravilindas! hahahaha Aqui, convivemos com a violência dia-a-dia, poluiçõa, ausência de consciência ambiental, falta de educação ... todas mais faltas e ausências existentes e pré-existentes ! kkk E Vem vc com esse colírio?! Eitaaa sonho porreta do bom, sô!!! kkkkk