quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Ferragosto


Agosto aqui em Roma é o mês de férias total! Todos viajam e a cidade fica praticamente vazia. Tem gente que prefere ficar em Roma, justo neste mês, porque dizem que a cidade fica tranqüila com poucos carros e, conseqüentemente, tem menos caos nas ruas.

Quando cheguei aqui, e não sabia desta historia, pensava que tinha alguma coisa errada com o bairro que estava hospedada na época, um falimento total dos locais públicos por exemplo. Ficava arrasada porque muitos bares, lojas, restaurantes e supermercados eram fechados e eu queria ver gente, entrar imediatamente no cotidiano romano mas acabei vendo os turistas mesmo, que são as pessoas que estão em Roma neste período.

Hoje, três anos depois, estou bem inserida no contexto romano e como eles não vejo a hora de chegar este mês e podermos sumir um pouquinho do circuito também!

Enfim, tudo isto pra dizer que hoje, 15 de agosto, é o grande feriado do mês! Se chama Ferragosto e é uma festa popular, muito antiga, que acontece para festejar o fim dos principais trabalhos agrícolas. Praticamente todos vão à praia, já que todo 15 faz um sol danado. Como não queríamos pegar um engarrafamento na estrada e transformar um dia prazeroso em um pesadelo, tivemos a idéia de reunir alguns amigos, que ainda não viajaram ou que já voltaram, para comemorar o feriado aqui em casa mesmo.

Foi um dia muito gostoso, sol, piscina, carne na brasa e uma bela macarronada, nunca vi povo pra comer tanto como os italianos! Comemos, jogamos conversa fora e o dia passou que nem sentimos!

Ufa, neste exato momento, depois de um dia deste, quero é descansar de pernas pro ar...

Um Feliz Ferragosto pra todos vocês.

3 comentários:

Carol Arêas disse...

Flavinha, que delicia esta mesa embaixo das plantas e esta piscina da cor do ceu!

PROMOTTA Produções Real Time disse...

Salve, salve Ferragosto!!!!!
Aqui no Rio não tem sido muito diferente, pelo menos para mim. É tão bom poder contemplar a cidade sem aquele caos do cotidiano, trânsito, corre-corre...
Bacci

Luciana Mendonça disse...

Caramba, aqui estamos retomando as férias de julho, sem mencionar... já mencionando.. As crendices populares que dizem que o mês de agosto é o mês de "cachorro louco"!hahahaha