quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Viagem em família...

Meus sogros organizaram uma viagem em família porque depois de 3 anos morando na Itália eu ainda não conheço algumas cidades importantes daqui, e pro meu sogro Enio isto é uma absurdo! Ele é daqueles que tem todos os livros de todas as cidades italianas, sua casa é uma biblioteca, sem exageros, tem livros em todos os cômodos e um quarto com estantes com milhões de enciclopédias, romances, revistinhas enquadrinho, livros de artes, de histórias e por ai vai. O maior prazer dele é o de organizar todo o roteiro e os horários, o que sempre gera muitas polêmicas no percurso, que devemos ficar em cada lugar. Nosso destino final era Firenze mas até chegar la deveríamos passar por alguns castelos medievais e igrejas, já que é ali que estão muitas obras de artes.

Nossa primeira parada foi em Spoleto, Umbria, que tem todo o charme dos tempos medievais romanos e o ponto forte é a igreja que foi construída no século XII, o lugar é lindo! Logo depois, Norcia, a cidade dos salames feitos com um tipo de porco selvagem que se chama cinghiale, pra falar a verdade ver um monte destes animais empalhados pela cidade não me agradou muito nem consegui experimentar o tal do salame.

A fome foi batendo e ai entra outro personagem da familia: Gianna, minha sogra, ela tinha preparado todo o arsenal para o piquenique que fizemos nas montanhas de Forca Canapine, que fica a 1.300 metros de altitude, o forte do lugar é o esqui no inverno mas no verão é perfeito para piqueniques, tinham outras famílias fazendo a mesma coisa!

Barriga cheia e rumo a Assisi, lugar preferido dos católicos, minha mãe iria amar. A Basílica de Assisi é deslumbrante, o túmulo de São Francesco di Assisi esta ali e por dia passam milhões de fiéis, freiras, padres de todo o mundo para rezar e a cidade é um charme, parece um filme, toda feita de pedras! Ufa, este foi o primeiro dia, tudo como nosso querido Enio tinha planejado, incluindo as paradas pros cafézinhos e sorvestes no meio do caminho, que já fazia parte do roteiro dele, e eu não quis mencionar!

No dia seguinte, depois de muitos protestos meus e do meu marido, fizemos só uma paradinha antes de chegar ao centro de Firenze que foi em Castiglione del Lago, onde ficam as ruínas de outro castelo medieval. E finalmente conheci Firenze, região da Toscana, é uma das cidades mais lindas da Itália! A Catedral Duomi é maravilhosa, realmente o queixo cai! O que eu mais gostei de ver foi a estátua de David, feita por Michelangelo, que eu via sempre nos livros mais não tinha noção de quanto fosse grande, linda, linda, linda!

Pra terminar o passeio com chave de ouro fomos em Fiesola, uma cidadezinha que fica no alto de uma montanha e de lá de cima se vê toda Firenze, um espetáculo!

Enfim, foi cansativo, foram dois dias inteiros de carro pra cima e pra baixo, mais valeu a pena!

3 comentários:

CBF Tere disse...

Agora sim,isso é cultura, e diga para o Enio, que agosto é o mes dos pais no Brasil, e na Italia você tem um pai.

Carol Arêas disse...

Flavinha, neste novo mundo blogueiro está rolando uma "corrente da amizade", em que cada nomeado indica dez blogs que mais gosta.

Você é uma das minha indicada: pelos anos de amizade e pelos posts fofos!

PROMOTTA Produções Real Time disse...

Amiga, vc sabe q sempre viajo nas suas histórias... e agora não foi diferente. É ótimo ver que está se adaptando, conhecendo lugares, suas histórias, a cultura... e tudo isso nos faz bem, muito bem.