domingo, 8 de junho de 2008

Lavanda


Sou apaixonada por lavandas e compro tudo que tem o cheirinho suave desta flor cor viola, lilás ou roxo vivo. Descobri que além do perfume gostoso a lavanda tem muitas outras qualidades e utilidades. Elas também são conhecidas como alfazema, adorava o cheirinho da minha Bisavó, a Dona Iracema usava a água de colônia de alfazema, que saudade!

Comprei três tipos diferentes de lavanda e já no ano passado fiz alguns pot-pourris que duraram bastante, quando o cheirinho diminui é só colocar para pegar sol que o aroma volta com força total. Um ano depois com alguns cuidados, mudanças de vasos,o sol que esquentou, a minha lavanda esta completamente florida. Fiz dois macinhos com as flores e coloquei para secar dentro de casa.

Na verdade existem cerca de 200 espécies diferentes de lavandas e elas são perfeitas para quem não tem muito experiência ou pratica para cuidar de plantas. Sobrevive nas mais diversas condições climáticas, desde que apanhe bastante sol e cresce muito, praticamente sozinha.

A lavanda pode ser usada para um monte de coisas como o óleo que ajuda a relaxar os músculos e diminuir pequenas dores, além de ser relaxante. Eu uso algumas gotinhas de óleo de lavanda nos meus lençóis, fronhas e na almofada que a Gatta Gaia dorme, quem sabe ela fica mais tranqüila.

Li que a lavanda é um ótimo repelente de insetos, por isso coloquei o vaso pertinho da minha janela, espero que funcione porque aqui tem mosquito pacas no verão.

Quer saber um pouquinho mais? Dá uma lida na Wikipédia.

Um comentário:

Betechef disse...

Bom Dia!
Também adoro lavanda...aqui em casa uso um produto para limpar os móveis e sempre compro o aroma de lavanda. Água de colônia de lavanda também é uma delícia,você fica com a sensação de frescor por muito mais tempo.
Umbeijão e uma ótima semana!