quinta-feira, 6 de março de 2008

Roma X Rio de Janeiro

A pergunta que me fazem constantemente aqui é: você prefere morar em Roma ou no Rio? Hoje acordei pensando nesta pergunta.

Aqui tem o lado da segurança, claro que tem violência como em qualquer grande centro de cidade, sair em Roma não é assim seguro como era antes, mas não é uma paranóia como no Rio, posso dizer que já esqueci o carro aberto, a porta de casa então nem se fala quantas vezes esqueci de trancar antes de dormir. Posso sair usando ipod normalmente, aliás, comprar eletrônicos por aqui sai muito mais em conta. Taí, isto é uma grande vantagem por estas bandas, os aparelhos eletrônicos como o celular, ipod, acessórios pro computador, o próprio computador, são produtos que compramos sem grandes problemas por aqui.


Outra coisa que aprendi é que o racismo é forte mas isto eu já comentei aqui e é uma coisa que me incomoda muito, até hoje, mas a importância também diminuiu bastante durante este tempo.


As estações do ano são perfeitas, quando é verão, um calor infernal e inverno bruuuuuu, faz um frio danado, a primavera é cheia de flores, que é a época que mais gosto, ver todas as árvores cobertas de flores (irei fazer uma foto para vocês em plena primavera), e o outono as folhas ficam marrons e caem e começa a fazer frio novamente, não me habituarei com o frio nunquinha na minha vida, mas não choca tanto como no primeiro ano.


A comida esta é uma coisa que sempre tem quem se espante quando digo que prefiro a brasileira, comer macarrão todo dia não é comigo mesmo, escutava sempre as pessoas dizendo, que nada, macarrão é ótimo, é sim e concordo, mas vai comer no almoço e no jantar, TODOS OS DIAS. Eu tenho dias que não quero nem olhar para a massa e por isto perdi alguns famosos quilinhos que toda a minha família reclamou no Brasil.


Não tem também a família e os amigos mas prefiro não pensar muito para não morrer de saudades. O lado bom é que conheço gente nova, outra coisa legal, eu hoje conheço gente da Romênia, França, Polônia, Egito, Senegal, Argentina, Venezuela, Portugal, ufa, aqui é uma torre de babel, tem gente de tantos países diferentes, já até aprendi a identificar os países com o sotaque de cada pessoa.

Quando penso no Rio vejo a praia, calor, bolinho de bacalhau, show na Lapa, sinuquinha e aqui penso no centro de Roma, Pubs, café com leite do bar, na facilidade de conhecer outros países e outras culturas. Um balanço de tudo não sei onde prefiro morar. Na verdade eu queria morar um pouco em cada lugar, 1 ano no Rio e 1 ano em Roma, mas como não sou rica e a situação financeira é aquela mesma, fico por aqui. No fundo, acho que gosto daqui, por enquanto sim, fico confusa sempre quando paro para pensar mas não quando devo responder, como boa brasileira minha resposta é sempre Rio de Janeiro e é imediata.


Obs: N
ão fica difícil entender que ilustrei o post com fotos do Rio, uma de Ilha Grande e outra de Paraty, e de Roma, uma da Piazza Navona e a outra da Piazza del Popolo, né?

Nenhum comentário: