sábado, 28 de julho de 2007

Poesia


Minha amiga linda do coração, Eryka Motta, deixou umas sugestões no comentário do Gatta Gaia, que adorei. Uma delas é a de colocar trechos de alguns poetas italianos, ótima dica Amiga!

Nada mais romântico, ou justo, que iniciar com uma poesia do meu marido. Particularmente esta que eu gosto muito e
a tradução não é difícil!

"Non voglio insegnarti nulla, voglio imparare. Non voglio ricordarti cosa devi o non devi fare.Voglio avere qualcosa da ricordare.Voglio essere te e voglio che tu sia me. Voglio amare liberamente per questo mondo, questa umanità che è come me
nel fiume del cambiamento"
Dario Pulcini



quinta-feira, 26 de julho de 2007

Horta


Um ponto positivo na minha nova vida nas terras italianas foi a mudança da minha alimentação e a pessoa responsável é meu marido. Dario é vegetariano e eu carnívora fervorosa, não adepta aos legumes! No início era engraçado, namoro tudo é lindo e engraçado, depois, casados, a coisa começou a pegar. A solução foi adaptar os legumes e verduras que eu comia, limitadíssimos por sinal, e assim cozinhar apenas um único tipo de prato a cada refeição! A nossa pesquisa nos levou a lojas e mercadinhos de produtos biológicos, que ele também já era antenado, e aproveitei para acrescentar dois legumes diferentes no meu cardápio! Calma, devagar, devagarinho chego la!

Enfim, comecei a me interessar mais no ambiente, cuidar do verde que temos por aqui, comprar produtos que não agridem a natureza e a plantar os poucos legumes e verduras que como!

Fizemos uma horta com um grupo de amigos no terreno aqui de casa mesmo! Ali tem tomate de todos os tipos, abobrinha, beringela, manjericão, vagem e pimentão. Tudo com a atenção de não colocar pesticidas ou adubos químicos! Aqui é tudo ecologicamente correto! O alimento é limpo, saudável com um sistema de cultivo que respeita as leis do meio ambiente. Nós estamos tentando fazer a nossa parte!

Pra variar me empolguei e quis plantar um pé de tomate na janela da minha casa. Queria ver tomates nascendo debaixo da janela, só eu mesma! O resultado é uma ex-floresta, pois foi devidamente podada ontem por mim, na frente de casa

terça-feira, 24 de julho de 2007

Frase


"As melhores coisas da vida não podem ser vistas nem tocadas mas sim sentidas pelo coração."
Dalai-Lama

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Cineminha?

Aqui tá fazendo um calor danado e a melhor coisa é um programinha light. Ontem, fomos ao cinema na Arena di Garbatella, Roma. Um cine ao ar livre.

A iniciativa de promover o cinema é da Pan Ars, uma associação cultural, e dos municípios de Roma. Aqui, nesta época do ano, quase todas as salas de cinemas estão fechadas para férias e cá entre nós as projeções em praças, parques e jardins de escolas são um charme e o ingresso também é em conta.

O clima é de uma festa no parque com gente de todas as idades. Começa às 21hs, porque assim o sol já se foi por completo, e tem um bar local que oferece biscoitos, batatinhas e bebidas geladas.

Enfim, fica em casa quem quer!

Frase



"O segredo é não correr atrás das borboletas...

É cuidar do jardim para que elas venham até você."

Mário Quintana

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Receitinhas

Quem me conhece sabe o quanto sou difícil pra comer! E a minha idéia aqui é de também compartilhar com vocês pratos simples e gostosos de fazer. Garanto que é uma delícia, se eu comi e gostei...

Spaguetti com bottarga

Ingredientes para 2 pessoas:

  • 2 colheres de sopa generosas de azeite
  • 1 dente de alho picadinho
  • 1 colher de chá de pimenta calabresa ( a gosto)
  • 50g de bottarga
  • 220g de spaguetti

Preparar:

Colocar o alho, azeite e a pimenta na frigideira e deixar o alho dourar, não muito. Por ultimo a bottarga. Cozinhar o spaguetti (ao dente) e misturar tudo.

A dica é deixar o macarrão fritar um instante e salpicar mais um pouquinho de bottarga em cima.

E buon appetito!

O que é bottarga

A bottarga é feita com ovas de peixes de tainha ou de atum. São limpas, salgadas, prensadas, para dar a consistência e não desmanchar no manuseio, secadas na estufa e revestidas com cera de abelha, que ajuda a conservar os nutrientes e evitar bactérias.

Fotos: Dario Pulcini

terça-feira, 17 de julho de 2007

Fatalidade



Hoje aconteceu uma coisa triste por aqui, a Luna, raça Rottweiler, pegou a gatinha Mia e ela morreu.

Moro numa vila, quase um condomínio no campo, e por aqui os meus vizinhos são os parentes do meu marido, uma casa do lado da outra, e cada casa tem o seu próprio jardim. O jardim onde fica a rottweiler é todo fechado com cerca e ela fica com um pedaço enorme do terreno pra poder correr e brincar. O problema é que os espaços são de todos, muito pertinho um do outro, e Luna não suporta que nenhum gato ou outro tipo de animal aproxime do território dela, por isto a cerca esta la, e todos os outros animais convivem livres perfeitamente em harmonia o dia inteiro.

A Mia, que tinha 3 meses, era dos meus sogros que são apaixonados pelos bichanos e no total são 4 adultos: Penélope, Trilli, Arthuro e Gatta Nera.

A discussão no momento é a seguinte: esta raça de cachorro deve ou não ter em casa? Ter um rottweiler vai além do gosto pessoal pela raça, implica grandes responsabilidades, muita atenção e carinho. Foi uma fatalidade, eu sei, mas o Dario e a prima Valentina não pensam assim, querem que ela vá embora! Luna é um doce de cadela mas assusta muita gente e a gatinha Mia com a inexperiência e curiosidade de todo baby gato acabou entrando no lugar errado. Triste, muito triste!

Escrevendo pra vocês olho Gatta Gaia dormindo tranqüilamente do meu lado e vejo que protegi bem a minha gatinha no período peralta dela.

Flavinha

Fotos: Flavia Leite

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Momentos especiais



"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."

Fernando Pessoa

Parece bobagem mas arrumar um cantinho seu com todo carinho é muito prazeroso! São estes simples e pequenos momentos que transformam o dia em mais leves e coloridos.

Penso muito nestas coisas ultimamente, "Momentos especiais". A foto ai em cima é feinha mas a janela da minha cozinha ficou linda com o arco íris de garrafinhas e flores, que peguei nos jardins da minha casa. Uma borboleta até apareceu quando eu estava ali tentando registrar o meu momento de admiração, a bichinha est
á ali mas é difícil acha-la!
Bjs

domingo, 15 de julho de 2007

A minha mais recente aventura: Utrecht, Holanda


Chegou o verão, aqui na Europa, e com o sol forte aquecendo os ânimos mais o esperado período de ferias o resultado é malas prontas para uma viagem bem legal. A minha foi em Utrecht que é a menor província dos Países Baixos e fica bem no centro da Holanda.

O centro histórico da cidade preserva uma atmosfera antiga com restaurantes e lojas que beiram os canais que cortam toda a cidade. Os edifícios são acolhedores e cheios de charme, com flores e velas nas janelas que são verdadeiras atrações para os turistas curiosos, como eu, as janelas dos apartamentos são como vitrines e eu não resisti a dar uma olhadinha pra ver o que rola dentro!

O povo holandês é muito simpático e para nossa sorte está sempre pronto à ajudar e dar informações, já que se perder pelas ruas da cidade é a coisa mais normal, acontece sempre, eu não sabia nunca pra onde deveria andar. O problema é que os nomes não ajudam muito, tudo em holandês incompreensível pra mim, e os quarteirões começam e terminam e mudam de nome de um modo inacreditável, nem eles mesmos conseguem informar exatamente onde fica a rua, o importante é ter sempre uma informação adicional como uma loja, hotel ou restaurantes.


Outra coisa lindíssima é o meio de transporte mais usado, a Holanda é "o país das bicicletas" . Idosos, crianças, grávidas e jovens todos usam a bike e elas podem ser alugadas sem problemas e é, praticamente, o meio de transporte nacional. A característica geográfica da Holanda foi a responsável pela popularização da bicicleta: pequenas distâncias entre as cidades e um país totalmente plano são cerca de 17.000km de ciclovias disponíveis em todo o país.

Enfim, um lugar lindo com pessoas educadas e simpáticas... o que se pode querer mais da vida? Morar la, quem sabe daqui a um ano eu consiga convencer meu marido a viver em Utrecht? Seria um sonho, ai, ai...


Fotos: Dario Pulcini


Gatta Gaia


Resolvi fazer um blog com um desejo enorme de compartilhar ideias, acontecimentos e coisinhas do dia-a-dia que aquecem meu saudoso coração!
Ainda nem sei direito o que quero contar por aqui. Tenho um monte de ideias e devagarzinho vai tomando vida o Blog
GATTA GAIA!
Por que se chama Gatta Gaia? Gaia é a minha piccola e linda gatinha que me dá muitas alegrias e grandes risadas! Me inspirei nela para escrever coisas que me darão prazer em contar!
Enfim, inauguro o Blogger
"Gatta Gaia".
Bjs e começo hoje mesmo a contar as news fresquinhas!